quarta-feira, 20 de abril de 2011

Aguenta Camarada Joaquim Carreira!

Os tempos são difíceis. A nossa soberania está posta em causa. Mas o tempo é de comemorar Abril. Comemorar Abril também é o de lembrar os homens que o fizeram. Comemorar Abril é mostrarmos a nossa gratidão aos homens e mulheres que durante décadas deram o corpo às balas para que Abril um dia acontecesse.
No momento em que me preparava para comentar um post dum amigo o telefone tocou. A notícia desagradou.
O meu querido amigo e camarada Joaquim Carreira, foi internado em estado grave no Hospital Stº André em Leiria. O prognóstico é reservado.
Joaquim Carreira é um daqueles homens que deu uma vida inteira à luta pela Liberdade. Pagou com largos anos de prisão e clandestinidade a sua ousadia. Penso que foi o homem que mais tempo manteve uma tipografia clandestina do PCP a funcionar.
Não sei muitos dos dados da vida deste meu herói. Não sei se algum dia a sua biografia será escrita. Sei o quanto com ele aprendi. Sei o que representa neste momento a palavra amigo.
Aguenta Camarada! “É tempo de ocupar Abril e tomar de assalto o mês de Maio”

7 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Aguenta, desejo eu também.
Não o conheço, mas se o admira tem a minha admiração independentemente da sua biografia ser escrita ou não...

Anónimo disse...

Os meus votos para que o seu amigo se aguente, caro Rodrigo. A força dos amigos é muito importante nestes momentos

Isa GT disse...

Uma grande maioria de portugueses parece que já não faz mais nada senão aguentar.

Valham-nos os amigos.

Bjos

Pedro Coimbra disse...

As melhoras para o seu amigo, Rodrigo.
Um abraço

Flor de Jasmim disse...

Ontem depois de receberes o telefonema que tanto nos transtornou, ficaste no computador vi que estavas a escrever, mas não sabia que escrevias algo sobre o "Ti Carreira" como eu lhe chamava. Agora ao ler teu post estou com as lágrimas a correrem, recordo a última vez que estive com ele, onde ele vinha todos os dias falar-me aqui junto ao meu local de trabalho, já ele não me conhecia, fazia muito frio aqueci as suas mãos massajando-as com as minhas e aconcheguei-o junto ao meu corpo envolvendo o meu casaco comprido sobre o corpo dele e fiquei assim, com ele e com as lágrimas a correrem-me até filho chegar para o levar para o lar. Tal como eu existe uma outra pessoa que fazia isso e ia leva-lo a casa. Apercebi-me que a memória dele apagava os acontecimentos recentes, mas aqueles que o marcaram não estavam totalmente apagados, porque quando falavamos ele falava como se estivesse a viver na clandestinidade. Foi, não, ainda é, um grande Homem que passou tantos anos preso, que não teve vida própria deu tudo de si à luta pela Liberdade.
Aguente-se "Ti Carreia".

alma de pássaro disse...

Infelizmente,a vida é mesmo assim,cheia de surpresas desagradáveis...
Conheço o Sr.Carreira pessoalmente e também um pouco da sua história de vida; admiro os seus actos passados e penso que se todos tivéssemos um pouco de "Sr.Carreira" dentro de nós,o mundo seria bem melhor.
Depois de ter travado tantas batalhas,resta a esperança que ele possa ganhar mais esta...
A ele e a todos os outros "Homens da Luta" eu digo:
Obrigado e viva a Liberdade!

Flor do Liz disse...

Boa tarde,

Os meus votos para que o Sr Joaquim Carreira se aguente, e que tenha os Verdadeiros amigos a seu lado.