domingo, 16 de janeiro de 2011

Um Domingo cheio de Inquietação

Numa tarde de Domingo estar agarrado ao computador a escrever um post, não é lá a melhor forma de aproveitar o descanso que este dia nos proporciona.
Mas quando se trata de descanso há que diferenciar o aspecto físico e o psicológico. Os tempos que vivemos são decisivos para o nosso futuro colectivo e eu sou daqueles que não consigo afastar uma profunda inquietação pelos resultados das eleições presidências a realizar no próximo Domingo. Mais do que nunca o resultado destas eleições pode contribuir para a inflexão de vários aspectos da política errática que tem que tem sido seguida.

Como é que um Presidente da República pode intervir nesse sentido.
A campanha que se desenrola mostra claramente que não tendo poderes executivos, um Presidente pode intervir usando os poderes que constitucionalmente lhe são atribuídos para fazer inflectir os maus caminhos e apesar de ser membro dum Partido político não tem que se submeter às vontades de quem lidera no momento esse mesmo partido.
Apesar de há largo tempo nos quererem (vá-se lá saber quem) fazer crer que há um candidato que está eleito logo há primeira volta a realidade mostra que é possível alterar as contas e obrigar a que haja uma segunda e aí a esquerda ganhar.

De notar ainda que os 2 candidatos de esquerda mais significativos que disputam estas eleições têm tido uma grande dignidade esquecendo o acessório e concentrando-se no essencial. O que augura algo de bom para o futuro que se avizinha. A esquerda independentemente das diferenças que nela exista, não pode continuar de costas voltadas. Há sempre algo em comum. No momento trata-se de derrotar o candidato da Direita.

4 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Para derrotar Cavaco dividem os votos?
Caro Rui, desculpe mas não consigo perceber.

folha seca disse...

Caro Pedro Coimbra
Como já percebeu, sou um simples apoiante de um dos candidatos, embora com convicção.
Parece-me que a existencia de vários candidatos de esquerda, não é assim tão prejudicial, desde que o Sr Silva não atinja os tais 50% + 1.
Claro que nenhum dos candidatos de esquerda em presença é consensual ao ponto de na primeira volta reunir todos os votos dessa area. Haveria mais abstenção. Parece-me quer neste caso não será a divisão da esquerda que contribuirá para a vitória do Sr.Silva.
Abraço

Anónimo disse...

Óbviamente.Quantos mais candidatos houver mais possibilidades há de dividir os votos e de impedir que Cavaco Silva ganhe à primeira volta.Compreendido !

Isa GT disse...

Eu também ando inquieta e enquanto há opiniões de que é bom dividir a esquerda... eu não concordo porque CDS, PSD e se calhar alguns mal informados porque sem net e só com os canais oficiais (e são muitos) todos juntinhos... e os outros todos separadinhos... não sei não

Bjos