quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mafalda Veiga - Estrada


Música: Mafalda Veiga "surpreendida e honrada" com Prémio José Afonso

Lisboa, 24 Maio (Lusa) - Mafalda Veiga, distinguida com o Prémio José Afonso, no valor de cinco mil euros, pelo álbum "Chão" editado o ano passado, afirmou-se hoje "surpreendida e honrada" pelo galardão.

Lisboa, 24 mai (Lusa) - Mafalda Veiga, distinguida com o Prémio José Afonso, no valor de cinco mil euros, pelo álbum "Chão" editado o ano passado, afirmou-se hoje "surpreendida e honrada" pelo galardão.

"É um prémio muito importante, um motivo de orgulho e uma alegria, sinto-me feliz", disse a cantora e compositora.

Mafalda Veiga referiu-se ao autor de "Os Índios da Meia Praia" como "um dos nossos maiores compositores que é uma referência importantíssima para qualquer pessoa que escreve e compõe em português".

"Para mim, sempre foi importante ouvi-lo e faz parte dos meus dias muitas vezes", acrescentou.

A distinguida com o galardão que a Câmara da Amadora instituiu em 1988 afirmou que as canções que escreve "são mais quotidianas, falam dos portugueses no dia a dia".

O Prémio José Afonso tem como objetivo "homenagear o autor de 'Grândola Vila Morena' e galardoar um álbum editado no ano anterior ao da atribuição do Prémio e cujos temas tenham como referência a Cultura e a História Portuguesa", segundo nota da edilidade.

O galardão atribuído por unanimidade será entregue nos Recreios da Amadora no dia 25 de Novembro.

O júri foi presidido pelo vereador da Cultura, António Moreira, e constituído pela chefe da Divisão da Cultura da Câmara, Vanda Santos, a pianista Olga Pratts, o jornalista Carlos Pinto Coelho, falecido em Dezembro passado, e o maestro António Victorino d'Almeida, que não participou na votação, disse à Lusa fonte da Câmara da Amadora.

"Chão" foi produzido por Miguel Ferreira, António Pinto e Mafalda Veiga, que é autora (letra e música) de todos os temas do disco.

"Faz Parte", "Imortais" e "Abraça-me Bem" são algumas das canções que integram o álbum.

Mafalda Veiga, 44 anos, estreou-se como autora em 1983 com a canção "Velho", que incluiu no álbum "Pássaros do Sul", e com a qual ganhou o Festival da Canção de Silves, em 1984.

Fausto, Vitorino, Dulce Pontes, Filipa Pais e Sérgio Godinho, Né Ladeiras e Gaiteiros de Lisboa foram alguns dos intérpretes distinguidos com o galardão da Câmara da Amadora em edições anteriores.

O último Prémio José Afonso atribuído, foi correspondente ao ano de 2008 ao álbum "Senhor Poeta - Um tributo a José Afonso", dos Frei Fado D'El Rei.
NL.
Lusa/Fim

3 comentários:

Pedro Coimbra disse...

Rodrigo,
Eu até gosto da Mafalda Veiga.
Mas, desde que o Herman fez aquela brincadeira com a canção "Pássaros do Sul" ("xô passarada!!) nõ consigo olhar para ela sem me rir.
A culpa é do Herman.

Isa GT disse...

Não se pode dizer que seja a minha música preferida mas tenho um carinho especial pois cheguei a morar no mesmo Bairro e conhecí-a quando ela era bem pequenina :)

Bjos

Fê blue bird disse...

Gosto muito da Mafalda, acho que se destaca no panorama musical português, e o prémio foi muito bem atribuído
bjos