quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tempo de olhar para o que temos por cá

Luís Baena, 'chef'
"O peixe português é da melhor qualidade do Mundo"(ver link)

"Tudo o que é o produto do mar em Portugal é de qualidade superior. No caso do peixe, digo isto com algum chauvinismo mas fundamentado, o peixe português é da melhor qualidade que se encontra em todo o Mundo", assinala Luís Baena.

O 'chef' do Manifesto, em Lisboa, dá alguns exemplos que corroboram a sua escolha: "Desde Ferrán Adriá [o 'chef' do El Bulli, restaurante três estrelas Michelin], que diz que o melhor peixe do mundo é o português, ou Thomas Keller, em Nova Iorque, que só consome peixe português".

Ele próprio, quando faz apresentações fora do País, opta pelo peixe nacional, e destaca, por exemplo, o caso da cavala, que utilizou num evento para a terceira maior fortuna da Holanda. "É um peixe que desprezamos mas é de óptima qualidade", refere, juntando ainda os salmonetes, o robalo, o cherne e a sardinha, só para falar dos mais conhecidos.

6 comentários:

Mery disse...

"Orgulho de ser português"...
É tão bom a gente gostar do que é nosso!
Adoro sardinha portuguesa, sinto o cheirinho e dá saudades do meu pai, um português do Porto.
Abraços da Mery.

Laços e Rendas de Nós disse...

É sempre com orgulho que ouvimos falar do que é nosso e se distingue.

Infelizmente não consegui deixar de fazer a analogia com os peixes do Sermão de António Vieira e com os tubarões, que não sendo da nossa costa, abundam no nosso país e se sentem " como peixes nas águas".

Beijo

Anónimo disse...

Não elogie tanto o peixe português, Rodrigo, porque ainda nos arriscamos a que o Coelho venda todas as ordens de pesca a um grupo de amigalhaços!
Agora a sério: não há realmente peixe como o nosso. Aliás, é tão bom que o Cavacomandou abater a nossa frota pesqueira para que os espanhóis pudessem desfrutar desse prazer.

Graça Sampaio disse...

É bom é. Só que não se pesca tanto quanto poderíamos porque desde o tempo do sr. Cavaco começou a destruição da nossa indústria pesqueira bem como da nossa agricultura.

E agora andamos todos a puxar pelo que de bom há no país - a começar pelo sr. Cavaco.

Unknown disse...

Alguma coisa boa o mar ainda nos oferece e que os nossos políticos não conseguem destruir nem privatizar...

folha seca disse...

Meus caros
De facto o post tinha a intenção de chamar a atenção para a existência de um produto dos melhores que a natureza tem, mas que interesses "complicados" fizeram com que outros dele se aproveitem em grande parte.
Voltarei ao tema, até porque dentro de dias vai sair um livro precisamente com o titulo "o melhor peixe do mundo" escrito por (ou com a participação) um dos nossos melhores gastrónomos.
Abraços