domingo, 11 de março de 2012

Aqui foi assim (Vieira de Leiria e Praia)

9 comentários:

Isa GT disse...

Vieira de Leiria onde passava as férias na minha juventude... há mais de 3 décadas... quase 4 ;)

Bjos

Graça Sampaio disse...

Que bonito, caro folha seca! Tantas dessas imagens que fizeram parte da minha infância! Aqui a menina lisboeta de gema veio viver para a Vieira vila (onde fiz a 1ª e a 2ª classes) em 1955/56. O meu pai veio trabalhar como chefe de escritório para a Fábrica de Limas Tomé Feteira. Foi uma época de grande aprendizagem e encantamento para mim por ser tudo tão diferente da minha terra que era Algés. Que bem me lembro das ondas alterosas daquele mar que me metia tanto medo; das mulheres e dos bois a puxarem os barcos de pesca para terra; das pobres casas de madeira dos pescadores; dos mercados no largo; das camarinhas, dos carapaus enjoados; dos cântaros de barro na cantareira da cozinha; de tirar água à picota; de ir à caruma; dos bailes nos Futuristas... e de muitas, muitas mais coisas!

Obrigada pelo vídeo. Se puder, envie-me a referência do mesmo para o ver com tempo.

Beijinhos vieirenses!

Manuel Veiga disse...

Vieira - S. Pedro de Moel - Leiria : um triângulo de afectos!

(... e o dr. José Henriques Vareda, que teve a generosidade de me ensinar a "arte" que pratiquei durante alguns anos e a quem presto homenagem!...)

abraço

Pedro Coimbra disse...

Conheci no início dos anos 80, Rodrigo.
E passei lá bons tempos.
Aquele abraço e votos de uma boa semana

Júlio Gouveia disse...

Quem edita trabalhos com esta sensibilidade, mostrando de forma real a evolução da Vieira e da Praia numa sequência lógica, a uns tempos romantica mas com enorme pendor realista e com enorme bom gosto, só pode gostar da Vieira e da Praia quanto eu gosto da minha terra.
Parabens ao autor e ao Rodrigo que o trouxe à luz.
Desculpe, mas vou colocar o endereço no faceboock e recomendá-lo por e-mail.
Obrigado

folha seca disse...

Descobri este vídeo na página do facebook do Paulo Vicente, que foi durante anos presidente da junta de freguesia de Vieira de Leiria e actualmente é vereador na Camara Municipal da Marinha Grande (devia ter referido este facto anteriormente, mas escapou).
De facto há 21 anos que aqui passo todos os meus dias, dando uns salto à Praia, mais para ver o Mar.
Talvez um dia destes escreva um post a complementar estas imagens memoráveis. Esta terra que já teve fábricas com mais de 1.000 operários e outras com centenas,tem hoje uma actividade industrial quase inexistente.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Em tempos bastante longínquos fui muito feliz em Viera de Leiria. Ai as recordações que me trouxe, meu caro!
Abraço

Flor do Liz disse...

Sou de lagrima fácil, o video já o conhecia e também o parti-lhei, fico muito feliz, por tantos gostar da minha linda e hospitaleira Terra.

Um grande abraço a todos

folha seca disse...

Cara Flor do Liz
Para mim a Vieira e a sua Praia sempre fizeram parte da minha terra, embora eu seja da sede do Concelho. No entanto, há quase 21 anos que aqui passo práticamente todos os meus dias.
Abraço
Rodrigo