sexta-feira, 15 de julho de 2011

Zé Povinho faz 'manguito' à Moody's

A empresa Faianças Bordallo Pinheiro vai esta tarde lançar uma edição especial da conhecida personagem do Zé Povinho na qual aparece a fazer um 'manguito' à Moody's, reagindo à descida do ‘rating’ da dívida portuguesa, esta semana.

"O Zé Povinho não ficou alheio às ondas de choque provocadas por uma das notícias de que mais se tem falado em Portugal, e decidiu mostrar todo o seu descontentamento enviando um 'manguito' à agência de notação financeira que recentemente baixou o ‘rating’ da dívida portuguesa para 'lixo'", lê-se no comunicado de imprensa, que revela que a primeira figura irá estar à venda a partir de 22 de julho.

Esta edição especial da figura criada por Rafael Bordallo Pinheiro na revista 'A Lanterna Mágica' em 1875 será comercializada "dentro de uma caixa própria, acompanhada de um postal endereçado à Moody’s, onde cada um poderá escrever a sua opinião e, posteriormente, enviar para a sede da agência de ‘rating’".

De acordo com a empresa, "esta peça, que traduz um sentimento generalizado em muito países europeus, tem sido alvo de interesse por parte de inúmeras pessoas da Grécia, Irlanda e Itália e dado o evoluir da situação, espera-se que outros países venham a aderir à iniciativa pois existe um interesse crescente por simbologias de protesto com história, como esta".

No dia 5 deste mês, a Moody's em quatro níveis o 'rating' de Portugal de Baa1 para Ba2, colocando a dívida do país na categoria de 'lixo' (junk). A decisão originou um coro de protestos por parte dos principais líderes europeus e tem motivado uma série de iniciativas em Portugal como manifestações e ataques ao site da agência.
@Lusa

4 comentários:

Fê blue bird disse...

Caro amigo:
Gostaria muito que este manguito tivesse algum impacto na Moody´ :)
No entanto a ideia é boa e a intenção também.

Bjos

Unknown disse...

É urgente que toda a Europa lhe faça não só um manguito como ainda mandá-los cavar nos picos dos Pirenéus.
Hoje pisam os mais fracos mas haverão de chegar aos outros países...

Para mim considero-te um amigo tão próximo como outro que se afirme católico. O Valor está na pessoa humana independentemente dos credos de cada um.

Rogério G.V. Pereira disse...

Aqui só para nós
esse Zé Povinho
é embuste
digo-lho por muito que me custe
O verdadeiro Zé Povinho
aquele a quem a Republica
segredou
quase implorou
para pensar fora do quadrado
não pode aparecer agora
com gesto tão atrasado
(lembra-se? foi há quato tempo?
Ajude-meque não me ocorre de momento)

Se o povo corre atrás da história deixa de ser seu actor. Passa a observador...

Teófilo Silva disse...

Levar a Europa à banca rota é uma missão bastante difícil...