sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Perfilados de medo"

É sabido, Portugal é um país de bons poetas e maus ministros. Pior do que os habituais estadistas, apenas os poetas quando se tornam políticos. No século XIX, resolvia-se a coisa dando aos bardos do regime a pasta do Mar. A Cavaco Silva a poesia é coisa que não lhe assiste, como se diz agora, mesmo tirando algumas tiradas dignas de um surrealismo tardio sobre o “sorriso das vacas”. Em entrevista à TVI, o Presidente-economista deu como adquirido que Portugal necessita fazer esta política de cortes cegos e que está condenado a perder a sua soberania económica. Alexandre O’Neill era poeta e as sua palavras fizeram a autópsia de um país de governantes medíocres e pessoas cujo silêncio cobarde sustentava qualquer ditadura. “Ah o medo vai ter tudo. Tudo (penso que o medo vai ter tudo e tenho medo que é justamente o que o medo quer). O medo vai ter tudo, que se tudo e cada um por seu caminho havemos todos de chegar quase todos a ratos. Sim, a ratos”, escreveu.

O único argumento que os chanceleres europeus e os nossos governantes têm, para impor uma política que vai destruir a economia de todos para dar mais riqueza a muito poucos, é o medo. Depois do estado de choque, da negação, virá a raiva. E algumas pessoas terão a coragem de dizer que preferem ser livres a ser submissas, mesmo que isso seja um caminho mais difícil. A caminhada começa amanhã com as manifestações de 1 de Outubro. Nem toda a gente acha normal ser governada pela Alemanha devido a dívidas que não contraiu e a lucros especulativos que não teve.

Ao jornal i e ao autor desta crónica a devida vénia.
Por Nuno Ramos de Almeida, publicado em 30 Set 2011 - 03:00 Editor-executivo
.
Inspiração surripiada daqui

3 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o artigo e muito oportuna a postagem...
O que hitler não conseguiu pela força das armas a merkel consegue
através da finança.
Euros na mão esquerda, pau na direita...

Anónimo disse...

Com expliquei no comentário ao post de cima, graças ao S. Pedro não vi a entrevista anibalesca. Poupei o coração e os nervos...

Graça Sampaio disse...

Nunca nos livrámos completamente da canga da ditadura (para não falar da ditadura da Igreja) por isso continuamos com medo e acreditamos nas patranhas de medíocres como este presidente. Um desespero!