quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dar Utilidade ao Voto

A pouco mais de 24 horas do fecho da campanha eleitoral para as eleições a realizar no próximo Domingo e dado que não me parece que alguém tenha qualquer carta na manga para jogar no último momento, parece-me que apesar do grande número de indecisos como indicam as tais “sondagens” creio já ter tomado a minha opção de voto, digo de voto e não de “devoto”.

Para além do carácter nacional das ditas, fixo-me no carácter regional. Ou seja cada um de nós vota num determinado Distrito, (no meu caso o de Leiria) que elege um pré-determinado número de deputados, cuja soma determina a correlação de forças a existir na próxima legislatura.

Afastando-me de uma análise Nacional que os “entendidos” já esmiuçaram até ao tutano resta-me pensar e decidir em consonância. Qual a utilidade a dar ao meu voto.

Afastada qualquer possibilidade de votar à direita. Afastada a “vontade” de votar no PS partido em que tenho votado há mais de 20 anos. Não surgindo nada que me fizesse alterar a minha posição, resta-me a CDU ou PCP (como queiram) e o BE.

Confesso que entre as duas ultimas opções a primeira seria a natural. Analisei com a profundidade possível e como quero que o meu voto tenha alguma utilidade como já referi. Concentrei-me na ideia de que devo contribuir para eleger um Deputado. Qual das duas forças referidas está mais perto dessa possibilidade. Claramente é o BE que provavelmente reelege o actual Deputado. Mas como não sou de eleger por eleger, também procurei conhecer o trabalho feito na anterior legislatura. Procurei e encontrei trabalho feito como se pode ver aqui. Comparei com outros e a diferença nota-se. Votar no PCP não seria mais do que um voto de protesto. Votar no BE pode contribuir para reeleger um deputado com obra feita a que certamente dará continuidade.

Pronto. Era mais fácil ficar nas encolhas e não dizer nada. Até porque o voto é Secreto. Mas eu sou assim. Tenho dito!

3 comentários:

O Puma disse...

Contra a troika nacional

claramente

Pedro Coimbra disse...

Rodrigo,
O ideal será o que você refere no seu post - chegar o dia em que votemos em alguém em concreto, não numa lista, num líder longínquo.
Explicou muito bem a sua escolha.
Que respeito em absoluto.
E, no dia em que quiser pedir responsabilidades a alguém, tem toda a legitimidade para o fazer.
Um abraço

Anónimo disse...

Eu acho que o mais racional é procurar dar mais força à esquerda.Ora se o bloco de esquerda elegeu e provavelmente vai eleger de novo,dificil será eleger outro deputado pelo Distrito.Ora quem tá mais perto disso é o PCP,portanto não devemos desperdiciar essa oportunidade.