quinta-feira, 2 de junho de 2011

Dia da Espiga

Aqui por estas bandas comemora-se hoje o nosso feriado Municipal.

Por enquanto ainda lhe chamamos a Quinta-feira de ascensão. Dado que brevemente passará a ser a Sexta-feira de ascensão. Claro que este dia também é conhecido pelo da Espiga.

Por razões que remontam a 75/76 do século passado a família Marinhense que se juntava à volta do Tremelgo um local aprazível ideal para os pic-nics, acabou por se dispersar e até dividir.

O PS acusando o PCP de partidarizar a iniciativa (com alguma razão) decidiu passar a fazer a sua própria festa escolhendo para o efeito um local conhecido por Árvores junto a S.Pedro de Moel.

Mas Há um problema. O prato tradicional neste dia é Coelho com arroz e ervilhas. Estou cá com uma curiosidade em lá ir dar uma espreitadela para ver se a tradição se mantém.

Eu mantenho a tradição. O Láparo não pode deixar de ser comido porque alguem abusivamente começou a pôr às pessoas, nome de animail doméstico.

2 comentários:

Isa GT disse...

Por aqui não sei se já foi o Dia da Espiga, no entanto acho bem que a tradição de comer coelho se mantenha... cá por mim, vou dando o meu contributo... estou por tudo, já nem me importo de acabar com a espécie ;)

Bjos

Pedro Coimbra disse...

Coelho?
Não obrigado, nunca gostei.