sábado, 7 de julho de 2012

"Uma epidemia de idiotas úteis"



Em 2011 foi votado no Parlamento um coiso (chamava-se PEC 4) com voto a favor do PS e contra do PSD, CDS, BE e PCP. Por causa desses votos, aconteceu o que era sabido por todos antes de votarem: caiu o Governo, houve eleições, ganhou o PSD e fez-se um Governo PSD/CDS. O meu ponto é: ao PSD e ao CDS aconteceu o que lhes interessava quando votaram; já o BE e o PCP tiveram o que não queriam, apesar de saberem antes que teriam o que tiveram se votassem como votaram. Os do PSD e do CDS fizeram o que queriam. Os do BE e do PCP foram idiotas úteis. Adiante. Um ministro das Finanças que faz um decreto de um coiso (cortes de subsídios, mas o que interessa é que era só para funcionários) que foi chumbado como anticonstitucional, pode ser um ministro incapaz porque não previu o chumbo. Pode, talvez. Porque podia também estar à espera de que alguém da oposição metesse o coiso no Tribunal Constitucional, fosse chumbado e, à pala do chumbo, o coiso passasse a aplicar-se aos funcionários e aos privados, o que seria para o ministro ganhar a taluda. Nesse caso, o ministro seria brilhante. Talvez, repito. Já os da oposição (alguns do PS e do BE) que, de facto, levaram o coiso à inconstitucionalidade e, como era de esperar nessa hipótese, ao alargamento (que eles não queriam) do coiso a todos os portugueses, esses, foram - sem talvez! - idiotas úteis. Temo que tenhamos aqui um padrão: demasiados idiotas úteis na política portuguesa.

3 comentários:

Quase anónimo disse...

Bem pensado.
No entanto, não acredito na inteligência e tamanha capacidade de previsão do "nosso" Gaspar.
Acredito mais na certeza da idiotice útil da oposição de então (à data do 'coiso' e do respctivo chumbo) bem como na dobrada nova idiotice da oposição de agora que, tudo indica, deixou o Governo legitimado para a nova poda que se avizinha no póximo orçamento de 2013.
É caso para dizer que temos o que merecemos.
Ainda vou ver alguns entendidos desta coisa a que chamamos política dizer "volta Sócrates, que estás perdoado"...

JP disse...

Este não será mais um "não assunto"? pergunto eu que tenho andado distraído....
O TC declara inconstitucional mas tudo bem, para este ano fica assim e para o ano que vem corta aos outros também e tudo se resolve! É assim que se cozinha mais outro "coiso" que aí vem?

Abraço

Graça Sampaio disse...

Li esta crónica (aliás leio todas as do FF) e achei ótima! Só que nos deixa com um nó no estômago.