sexta-feira, 26 de junho de 2009

Santos da casa

Ao ler no jornal da Marinha Grande a noticia da apresentação dos candidatos do PS ao órgãos autárquicos vi como excelente iniciativa a nomeação de Álvaro Orfão para mandatário da lista apresentada.


Sabemos que independentemente do Partido a figura e o prestigio dos candidatos e seus apoiantes têm uma grande influencia nos resultados finais.


Escrevi algumas vezes que O PS perdeu as ultimas eleições autárquicas por "falta de comparência" termo que chegou a ser interpretado pelo candidato do PS a presidente da Câmara em 2005, como um insulto, o que de facto nunca foi a minha intenção.


O que eu queria dizer é que a campanha feita na altura foi extremamente pobre e não se assumiu como uma candidatura de continuidade, deixando mesmo nalguns aspectos que parecesse uma candidatura de rotura em relação ao executivo anterior, deixando mesmo por conta própria a defesa da honra, arrastada para a lama pela miserável campanha difamatória de que foi vitima um dos melhores vereadores que compunham esse mesmo executivo. O PS nessa altura não esteve bem e a forma como fez campanha não convenceu o eleitorado que o caminho que se propunha seguir, seria o de dar continuação ao bom trabalho efectuado.


Para além dos candidatos, o núcleo de apoiantes, activos e passivos pode ser determinante para o êxito duma candidatura, daí ver com agrado Álvaro Orfão, mandatário.


No entanto foi com surpresa que vi que as figuras nacionais convidadas para a iniciativa, 2 deputados, que independentemente dos respeito que lhes tenho, não consigo perceber a não presença de um dos mais prestigiados deputados da Assembleia da Republica, Presidente da 1ª comissão, eleito pelo Distrito de Leiria e Marinhense por adopção. Será que foi convidado e por razões de agenda não pôde estar presente? Ou será que os actuais dirigentes do PS local, acham que os santos da casa não fazem milagres?


Se assim é começam mal. Aconselho a que revisitem os arquivos e vejam como Álvaro Orfão e a sua equipe saiu vencedora das duas vezes que se apresentou ao eleitorado. A direcção da campanha soube trazer apoiantes que complementaram o prestigio dos então candidatos.

Sem comentários: