quarta-feira, 29 de abril de 2009

Bitaite largo das calhandreiras 29-04-2004

É costume entender a eleições autárquicas e os seus candidatos não só pelo partido que representam, mas também pelas pessoas que encabeçam e compões as listas. Sendo em parte verdade, sabemos que uma parte substancial de eleitores vota sempre nos candidatos do seu partido.

No que respeita à candidatura do PS creio que há uma melhoria em relação ás ultimas eleições em que o PS perdeu por falta de comparência (que me perdoe o J.P.P) está claro que nem a CDU pensava ganhar. O Dr. Álvaro claramente e acredito na sua sinceridade, é candidato porque gosta muito da sua terra. Claro que se não fosse o sectarismo da CDU e tivesse tido oportunidade de mostrar o que valia como vereador, estaria em muito melhores condições para ganhar. Quanto ao segundo elemento da lista creio que tem obra para mostrar (e quanto a mim muita) claro sempre insuficiente para as necessidades. Quanto ao cabeça de lista à assembleia municipal (sem qualquer bajulice) é um dos mais brilhantes autarcas não executivos da nossa terra.

Mas há um problema. A candidatura parte seriamente em desvantagem, não pelos candidatos locais, mas pela má politica nacional feita pelo governo PS. Muitos dos eleitores do PS (onde me incluo) terão alguma dificuldade em votar na sigla que quanto a mim é responsável por grande parte dos problemas que afligem a nossa sociedade.

Contra isto vai ser necessário um programa que seja capaz de desligar a politica nacional da local e mostrar que os candidatos locais são capazes de elaborar e mostrar capacidade de realizar um programa que corresponda às nossas necessidades colectivas e não se caia num conjunto imberbe de promessas tipo “cheque-filho”.

Sem comentários: