sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Que sejamos capazes de decidir pelas nossas próprias Cabeças

A poucas horas de terminar a campanha para a primeira volta para as eleições presidenciais do próximo domingo e embora a noite de hoje com os respectivos comícios de encerramento das respectivas campanhas onde a forma como as mesmas decorram possam ainda influenciar alguns eleitores no seu sentido de voto. Parece-me que está montada uma gigantesca operação que já sabe antecipadamente e muito os resultados finais com um rigor absoluto que vai até à décima.

Não tenho nada contra a liberdade de informação. Não tenho nada contra as sondagens da opinião publica quer se trate de eleições ou de outro assunto qualquer. Sabemos que são um barómetro importante. Sabemos até que as sondagens feitas com honestidade e profissionalismo até podem ajudar as forças em presença a corrigir algumas das suas deficiências.

Mas também sabemos que a honestidade com que são feitas por vezes deixa muito a desejar e transformam-se algumas vezes apenas num instrumento de influência da opinião pública trabalhado cientificamente para que determinados objectivos sejam atingidos.

Usei (e abusei) durante esta campanha nos escritos que fui produzindo e nos comentários que aqui e ali fui fazendo da expressão popular “até ao lavar dos cestos é vindima”. A mim claro que não é nenhuma sondagem que altera o meu sentido de voto. Acredito sinceramente que haverá eleitores suficientes que agirão da mesma forma. Acredito sinceramente que as coisas não ficam resolvidas à primeira!

O meu voto vai direitinho para Manuel Alegre.

9 comentários:

Anónimo disse...

Estou sinceramente desiludido com as sondagens que sendo o que são,não deixam de influenciar os resultados.Favorecem claramente o candidato da direita e prejudicam todos os outros candidatos.
Muitos eleitores indecisos perante tamanha pressão tendem a votar no candidato que supostamente ganhará.Isto é uma fraude intolerável que faz a cabeça às pessoas e subverte os resultados eleitorais.Fica aqui o meu protesto e indignação e a certeza de que o meu voto não se alterará e que será uma contribuição para a derrota do candidato de direita e da politica de direita,numa perspectiva de mudança efectiva na defesa do Portugal de Abril,soberano e independente tal como está inscrito na Constituição de Abril.

Rogério G.V. Pereira disse...

Está complicado e...
... procuro explicações para estas eleições...
(deixe lás as sondagens sossegadas,
são pouco qualificadas!)

Fê blue bird disse...

Caro amigo como disse e bem "Até ao lavar dos cestos é vindima", espero e desejo que continue a "abusar" dos seus escritos e comentários depois de domingo, para uma segunda volta.
Quanto ás sondagens valem o que valem!
Bom fim de semana.

Beijinhos

Pedro Coimbra disse...

Sondagens encomendadas são um fenómeno que existe em toda a parte Rui.
Ontem enviaram-me uma mensagem engraçada e que reflecte bem esse facto.
Aqui fica:

"Declaração de um Eleitor:

As pesquisas de mercado são manipuladas e não refletem a tendência do eleitorado.

Realizei um levantamento, por conta própria, e concluí que o próximo Presidente da República vai ser a minha mãe.

Telefonei para 1.253 pessoas entre duas e quatro da madrugada e perguntei:

EM QUEM VAI VOCÊ VOTAR PARA PRESIDENTE ?

Todos os entrevistados responderam:

NA PUTA QUE TE PARIU !" :)

Um abraço e um bfds

Isa GT disse...

Era engraçado lixarmos as sondagens ;)

Já agora, vou dizer porque voto Alegre, tenho o mau pressentimento de Cavaco e PSD juntos, porque a bomba atómica de Cavaco é essa, ele que sempre foi o homem das privatizações, só lhes falta conseguir alterar a Constituição, considerada por muitos uma das melhores do mundo, mas os cegos não estão a ver o atómico da situação em que, para um despedimento bastará dar um simples pontapé no traseiro, ou para ter acesso a saúde de qualidade terá de pagar um seguro que tem de ter a sorte de englobar a doença de que poder vir a padecer,... uma desgraça que nunca virá só.
Até em nome da crise económica, vai ser a justificação deles para nos tramar mas, em que os mamões continuarão com os tachos e a nadar em dinheiro.

Bjos

Ana Brito disse...

Caro Folha Seca
Força Manel, vamos eleger o "rapaz-poeta"...
Abraço Amigo :)
Ana Brito

Teófilo Silva disse...

Vamos lá então lixar as sondagens. Vamos contrariar os que querem eleitores robots.
Abraço.

folha seca disse...

Isso mesmo
Vamos "lixar" as sondagens e correr com o Cavaco. Se não for à primeira (coisa dificil) vai à segunda.
Abraços

Flor do Liz disse...

Bom dia,

"Até ao lavar dos cestos é vindima", toca a VOTAR, para irmos a um 2ª volta.

Bom Domingo e boa votação. (não vou apelar ao candidato)