quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Farol do Penedo da Saudade completa 100 anos

Na quarta-feira, dia 15 de Fevereiro, o Farol do Penedo da Saudade, situado a 800 metros a Norte de S. Pedro de Moel, no distrito de Leiria, completa cem anos, motivo para a Marinha, através da Capitania do Porto da Nazaré e da Direcção de Faróis, celebrar a data com música e uma exposição.

Às 10:30 é descerrada uma placa evocativa seguindo-se um concerto pelos alunos do 2.º ano do curso profissional de Música da Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte, da Marinha Grande, que antecede a abertura da exposição “Farol Penedo da Saudade, 100 anos a colorir o mar” que estará patente até 04 de Março.
Também até 04 de Narço, o farol com uma torre de 32 metros, estará aberto para visitas entre as 14:00 e as 17:00.
Segundo dados da Marinha o farol aberto em 1912, fica situado a uma altitude de 55 metros. De Março de 1916 a Dezembro de 1919, o farol esteve apagado devido à I Grande Guerra.
“Inicialmente foi instalado um aparelho óptico de 3.ª ordem, grande modelo (500mm de distância focal), com a rotação da óptica produzida por uma máquina de relojoaria. A fonte luminosa utilizada era a incandescência pelo vapor de petróleo”, referiu fonte da Marinha à Lusa.
O farol que foi sendo actualizado tecnologicamente, foi dotado de energia eléctrica em 1947, só vindo a ser ligado à rede de distribuição pública de energia em 1980, ano em que foi iniciada também a sua automatização.
Lusa
The Lighthouse (2nd edit - trash) from Miguel Costa on Vimeo.
Um colecção de fotos digna de ser visitada link

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Tenho várias fotos deste farol!
Há uns anos até o coloquei como enigma mas não fazia ideia que tinha um nome tão bonito!

Abraço

Graça Sampaio disse...

Que lindo! Não sabia nada disto. Nem que fazia 100 anos. Tenho muitas fotos do farol porque o acho espetacular e porque adoro S.Pedro.

Beijinho.